quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sou como um rio...

Sou como um rio
Que corre ao contrário
Do todo ao nada
Na procura de mim,
do meu eu solitário

Subo contra a corrente
e a cada afluência
me aparto
de um bocado que sou.

Aperta-se o caminho
e aperta-me a angústia
de não saber se é certeiro
este frio ribeiro
que percorro sozinho.

Meu deus,
por onde vou?

E salto e mergulho
e pulo falésias
ascendente
e me aparto e liberto
e me vejo mais claro
cada vez mais claro
a cada afluente
e mais limpo e mais puro
e mais transparente
e porém...

A cada acalmia
a razão indaga
e o coração sente,
a questão recorrente
de uma alma
olhando-se ao espelho
perguntando
se é esta água fria
o sumo de onde veio.
E assim...


Permanentemente
batalho o tempo
e percorro o espaço
à procura de mim.
E salto e mergulho
e pulo falésias
cada vez mais claro
e contorno penedos
e perco afluentes
cada vez mais puro
e mais transparente
e procuro...
e batalho...
onde estou?
quem sou eu?...

E quando fatigado
finalmente paro,
deito-me em mim,
em mim me lavo.
Descanso-me.
Refaço-me.
Daquilo que sou
bebo força e alento.
E já saciado
levanto-me,
enfrento-me,
e descubro de novo
o que me faz correr
como um rio ao contrário:
que a sensação de ser quem sou
é só um acaso temporário.

AWF, Lisboa e Aveiro, 28 Setembro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário