Sem comentários...
Obrigado Jossy!
terça-feira, 16 de abril de 2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Preço da electricidade - a troika e as tarifas transitórias...
Finalmente, mais de um mês depois da minha reclamação junto da ERSE, recebi uma resposta que explica porque é que tive um aumento de 5,5% na factura da electricidade quando a ERSE anuncia um aumento máximo das tarifas transitórias de 2,8%:
"
Atendendo ao exposto, vimos informar que no comunicado da ERSE relativo às tarifas de eletricidade para o ano de 2013 é referida uma variação tarifária de 2,8% entre 2012 e 2013 para as Tarifas Transitórias de Venda a Clientes Finais em Baixa Tensão Normal (BTN), em Portugal Continental.
É importante sublinhar que o acréscimo de 2,8% é um valor médio, obtido tendo em conta a totalidade dos clientes em BTN, sendo que as variações tarifárias por opção tarifária e por consumidor podem ser superiores ou inferiores em relação a este valor médio.
Adicionalmente salienta-se que a ERSE divulga na sua página de internet informação mais detalhada sobre as variações tarifárias, dando a conhecer nomeadamente o valor da variação tarifária por opção tarifária e por termo tarifário. Esta divulgação é feita através do documento “Estrutura Tarifária do Setor Elétrico em 2013”, a qual está acessível através da ligação http://www.erse.pt/
"
É... de facto é importante sublinhar!... Os senhores da ERSE e os outros que mandam neles talvez se tenham esquecido de sublinhar... que o aumento de 2,8% era um aumento qualquer, para um cliente qualquer fictício, mas não para mim e para outros muitos milhões. Senão, veja-se o que é dito num documento oficial da ERSE:
Nesse outro documento que eles indicam, intitulado "estrutura tarifária do setor elétrico em 2013", o quadro com as variações tarifárias para clientes de BTN (baixa tensão normal), que somos quase todos nós, é o seguinte (clique para ampliar):
Quando a EDP apresenta lucros, e recorde-se que lucros são excedentes, são o dinheiro que sobra depois de se ter pago tudo o que havia para pagar, de 1182 milhões de euros no ano passado, o que é que justifica o aumento de preço anunciado de 2,8%?... E o que é que justifica o aumento de preço efectivo seja muitas vezes bem acima dos 5%?...
De acordo com a informação divulgada na página de internet da ERSE, a sua missão implica, logo à cabeça,
"A proteção dos direitos e os interesses dos consumidores, em particular dos clientes finais economicamente vulneráveis, em relação a preços, à forma e qualidade da prestação de serviços, promovendo a sua informação, esclarecimento e formação"
Escusado será dizer que a missão de qualquer governo de qualquer país é olhar pelos interesses da sua população.
É caso então para perguntar o que é que a ERSE e o governo andam a fazer, e o que é que nós andamos a fazer que permitimos que eles brinquem deste modo connosco e em alternativa defendam os interesses dos que mais têm!
Os senhores da ERSE estão a mando do governo. Os senhores do governo estão a mando da "troika". E os senhores da "troika" estão a mando de quem?... Vejam lá o texto introdutório do decreto-lei que origina estas mudanças no fornecimento de electricidade:
Se o objectivo da "troika" é apenas o equilíbrio das contas públicas, e se a EDP dá lucros chorudos, então a sua privatização e a liberalização deste mercado beneficia quem?...
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Medos e muros...
Obrigado Margarida!
The sugar takers, pink dream makers, they try to escape from it all, but instead they build walls, that's all:
E de levantar muros e de os deitar abaixo, incessantemente, e de bater contra os muros dos outros, de quem gostamos, a última música do trabalho "the wall":
All alone, or in twos
The ones who really love you
Walk up and down outside the wall
Some hand in hand
Some gathered together in bands
The bleeding hearts and the artists
Make their stand
And when they've given you their all
Some stagger and fall after all it's not easy
Banging your heart against some mad bugger's wall
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)