quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quebra-cabeças do dia...



Se quiserem podem tentar resolver o quebra-cabeças da imagem: quantas bolas azuis e/ou laranjas é necessário pôr no outro lado da balança 3 para que ela fique equilibrada?

Mas esse não é o quebra-cabeças que aqui quero expor. É apenas uma imagem qualquer parecida com o problema e arranjada na internet a correr! O problema que quero colocar é muito mais giro e obriga a pensar mesmo bem...

Imaginemos que temos 12 moedas aparentemente iguais. Onze delas pesam o mesmo. Uma delas tem um peso diferente das demais, e não sabemos se pesa mais ou se pesa menos. O objectivo é conseguir descobrir qual das 12 moedas é a que tem o peso diferente e saber se é mais ou menos pesada que as restantes. Para isso podemos utilizar uma balança como a indicada na figura em cima, mas só podemos fazer 3 pesagens. Como é que devemos proceder?...

Uma pista: não desistam! :)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Coisas que podemos fazer para melhorar a saúde do planeta...


Há muitas coisas que podemos fazer. Entre elas há as coisas que devemos não fazer. E uma delas é andar de avião. E não, não vale a pena tentar substituir o avião por automóveis ou algo do género e continuar a passar férias a muitos milhares de quilómetros de distância de nossas casas.

Há quem me julgue um radical por defender semelhante coisa. (E o caso das viagens de avião é apenas um. Outros há.)

E têm razão. Sou radical. Vou à raiz dos problemas. E nessa raiz encontro uma data de coisas que fazemos e não podemos continuar a fazer se quisermos garantir às gerações vindouras um planeta com as mesmas oportunidades que o que nós recebemos (o que eu recebi já vinha bem desfalcado, mas enfim...).

Portanto, na senda do radicalismo, e mesmo sendo a sua vida apenas uma, por favor não faça tudo aquilo que pode fazer e que será bom para si. Porque uma dessas coisas é dar definitivamente cabo do nosso planeta.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Objectivamente...



Se queres fazer deste um mundo melhor
talvez te possa ensinar algo.

Se tiveres uma ideia de como fazê-lo,
talvez ma possas ensinar.

Se quiseres tentá-lo,
poderemos fazê-lo juntos.

Se a noção profunda
das grandes e pequenas dialécticas do mundo
te trouxer a poesia,
vamos partilhá-la.

Mas se apenas queres passar comigo
um bom bocado,
então...
pode ser uma torrada
e uma meia-de-leite,
se faz favor.

AWF, 12 de Fevereiro de 2012