sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sísifo...

(pintura de Tiziano, 1549)


Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga, Diário XIII

--------------------------------------------------

Sísifo é um personagem da mitologia grega, condenado a empurrar uma rocha montanha acima, mas sempre que estava quase a atingir o topo a rocha rolava pela montanha abaixo até ao ponto de partida. "Trabalho de Sísifo" é o nome dado a um trabalho árduo e infindável que não permite atingir os objectivos desejados. Fazer deste um mundo melhor é um trabalho de Sísifo. Ser livre também o pode ser.

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=bsQEi35_VJA

    não tenho comigo o livro de poemas de Ary dos Santos, o melhor que consegui foi isto, espero ter ajudado um pouco...

    hasta siempre...

    ResponderEliminar
  2. "Aquele lugar vazio, que tu deixaste à minha mesa"
    "Aquela queimadura que ficou na minha cama"
    "Aquele cadeirão a baloiçar-se de tristeza"
    "Esta chuva, este frio, esta lama"

    "Aquele disco velho da canção ainda nova"
    "Aquele livro aberto na página mais triste"
    "E o teu retrato antigo de quando andavas na escola"~
    "A saudade, meu amor, existe"

    "E o ruido do carro que eu esperava e conhecia"
    "E os teus passos na escada e o degrau que rangia"
    "A chave que hesitava, a porta que se abria"
    "E noite, meu amor acontecia"

    "Tanto, tanto tempo está fechado nesta casa"
    "Dias, meses anos, ou talvez apenas horas"
    "Sou uma gaivota, ferida numa asa fechado neste espaço, no qual ainda moras"

    "Aqui vês tu em mim o desespero da secura"
    "Em mim provas o fel do mal que me fizeste"
    "O ódio e o orgulho são tudo o que perdura"
    "É tarde meu amor! Morreste!"

    cá está, afinal encontrei :)

    ResponderEliminar