terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hungria hoje...

(Os nossos amigos Durão Barroso e Viktor Orbán, numa UE acabadinha de ser laureada com o prémio Nobel da paz, certamente pela paz social que tem ajudado a instalar nos últimos tempos na Europa e no mundo. Já só faltam aqueles bigodinhos ridículos por baixo do nariz.)


Imagine um país da União Europeia, com dez milhões de habitantes, cansados da austeridade... É assim que começa este apontamento sobre o estado actual da Hungria.

Quantos de nós já usufruíram ou já ouviram falar das noites de Budapeste?... É tudo gente boa, certo?... Tal como nós, cá em Portugal. Também somos todos gente boa. Os maus são os outros: os ciganos, os pretos, os pobres... E é assim que se põem Salazares, Francos, Mussolinis e Hitleres no poder.

Num momento em que a crise económica se agrava, as pessoas estão cada vez mais preparadas para atribuir a culpa a tudo e todos excepto a si próprios. Desconfiam dos políticos, os primeiros culpados de tudo isto. E correm o risco de acreditar num novo déspota qualquer.

Ouçam com atenção este excerto áudio do programa “Visão Global” que foi para o ar na Antena 1 no passado domingo e atentem nas medidas que já foram e estão a ser tomadas na Hungria neste preciso momento. Quantos de nós não pensarão que a resolução para os problemas é por este mesmo caminho?...

Ouvir o programa Visão Global.

Sem comentários:

Enviar um comentário