As amendoeiras em flor são o mote para viagens turísticas que se realizam todos os anos à região do Alto Douro desde o fim de Fevereiro até meados de Março. Naturalmente há amendoeiras em muitas outras partes do país e, de resto, nem a amendoeira é uma árvore autóctone.
Para além da amendoeira, existem muitas outras árvores que florescem mais ou menos nesta altura do ano e que possuem aspectos semelhantes ao da amendoeira. São as árvores do género prunus, que possuem flores com cores entre o branco, o rosa e o vermelho, com cinco pétalas e muitos estames, e dão frutos com um grande e rijo caroço central.
A seguir apresentam-se exemplos de árvores do género prunus bem conhecidas. Todos os seus frutos são comestíveis. No entanto, outras partes da planta, incluindo o caroço, as folhas e as flores, contêm substâncias cianogénicas, isto é, que dão origem a cianetos altamente tóxicos. Como sempre, a toxicidade depende da dose, pelo que a ingestão de pequenas quantidades não é perigosa. O amargo das sementes destes frutos, por exemplo o da amêndoa amarga, resulta precisamente dos compostos cianogénicos.
Prunus Dulcis - Amendoeira
Origem: Médio Oriente
Prunus Salicina - Ameixoeira
Origem: China
Prunus Domestica - Ameixoeira (inclui muitas subespécies)
Origem: Próximo Oriente
Prunus Persica - Pessegueiro
Origem: China
Prunus Spinosa - Abrunheiro
Origem: Mediterrâneo e Próximo Oriente
Prunus Armeniaca - Damasqueiro (também conhecido como Alperceiro ou Alpercheiro)
Origem: China ou Índia (?), cultivado na Arménia desde há mais de 7000 anos
Prunus Avium - Cerejeira ou Cerdeira
Origem: Mediterrâneo, Próximo e Médio Oriente
Prunus Cerasus - Ginjeira
Origem: Mediterrâneo e Próximo Oriente
Prunus Cerasifera - Ameixoeira de Jardim
Origem: Este da Europa, Próximo e Médio Oriente
Sem comentários:
Enviar um comentário