domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ó Brigada!...


("crowdfunding")


A Brigada Víctor Jara comemora este ano 40 anos de existência. Eu comemoraria 41, não fosse o facto de gostar cada vez menos de contabilizar as voltas que cada pessoa dá ao sol... Tal como na história do Papalagui... mas isso são outras histórias.

Um dos discos de vinil que os meus pais tinham lá por casa era o "Tamborileiro", da Brigada Víctor Jara, publicado em 1979. Tantas e tantas vezes ouvi aquele disco... E com ele aprendi sem o saber, apreendi, interiorizei, melodias, instrumentos, ritmos, cantares que não eram os mesmos que usualmente se podiam ouvir na rádio. Eu adorava aquilo. E ainda adoro!... Mas só muito mais tarde é que percebi que afinal as coisas que eu tinha interiorizado eram a maneira de as pessoas que moram neste pedaço de mundo a que se chama Portugal fazerem música. Eram "as maneiras", aliás, porque eram muitas e diferentes entre si, ao contrário daquilo que a tendência "ocidentalizante" que leva tudo à sua frente nos quer fazer acreditar.

Muito aprendi e cresci com a música que deles me chegou. Deixo-vos aqui um exemplo, precisamente do Tamborileiro:

"Se quereis alguma coisa, rema que rema, lá em terra falaremos...", porque as contas nunca se acertam quando a vida está em risco e não há espaço para fugas... :)

E por isso mesmo só tenho que lhes agradecer. Não lhes agradeço o seu gosto pela música, nem o facto de a fazerem. Agradeço-lhes sempre que o partilham com os outros.
Agradeço sempre as partilhas...

A Brigada adoptou o nome de Víctor Jara. Víctor Jara era uma pessoa que nasceu num sítio deste planeta a que se dá o nome de Chile. E porque defendia abertamente ideias de esquerda, foi morto pelos de direita. A 11 de Setembro de 1973 o comandante do exército chileno, Augusto Pinochet, liderou um golpe de estado que teve o apoio dos EUA e que o viria a sagrar ditador daquela parcela do planeta Terra até 1990. Imediatamente no dia seguinte o exército de Pinochet fez milhares de prisioneiros, entre os quais Víctor Jara, que acabou por ser morto três dias depois, a 15 de Setembro, aos 40 anos de idade... precisamente.

Víctor Jara morreu aos 40 anos de idade, assassinado, o seu corpo deitado aos bichos, porque defendia o direito de viver em paz. Augusto Pinochet morreu aos 91 anos de idade, de edema pulmonar, no hospital e rodeado pela sua família, porque matou muitos milhares de pessoas.


Você não é nada,
nem chicha nem limonada,
se passa a vida a manusear
a sua dignidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário