sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Criancinhas...


Criancinhas são os adultos que se tratam a si próprios como coitadinhos e logo não conseguem imaginar os outros como outra coisa senão coitadinhos.

Neste momento temos em Portugal uma obrigatoriedade de uso de máscara em espaços abertos se tal e tal, blá blá blá... excepto para portadores de doenças tal e tal, etc e coiso, e excepto para crianças com menos de 10 anos de idade.

Independentemente de estarmos contra ou a favor do uso de máscaras, a questão aqui é: porque é que as crianças não são obrigadas a usar máscara quando os adultos são?

O fundamento, certo ou errado, para o uso de máscaras é que a doença Covid-19 se transmite de humano para humano através das gotículas que expelimos pela boca e pelo nariz. Assim, a máscara é usada não para prevenir que inalemos uma dessas gotículas, mas impedir que espalhemos as nossas gotículas no ambiente onde nos encontramos.

Algumas pessoas estarão infectadas embora não apresentem sintomas, ou porque nunca irão apresentar sintomas, ou simplesmente porque a doença ainda não teve tempo de se desenvolver. Estas pessoas julgar-se-ão saudáveis e levarão a sua vida normalmente. Se não usarem máscara, estarão a espalhar vírus por todos os sítios onde passam.

Ora, se este é o fundamento, podemos acrescentar-lhe que as crianças são, e aqui demonstradamente, as pessoas que menos sintomas apresentam e que em muitos casos não chegam sequer a desenvolver a doença, mesmo estando infectados. Portanto, existe nessa faixa etária um risco ainda maior de as pessoas se considerarem saudáveis, não tomarem as precauções, e espalharem a doença pelos outros.

Tentei esclarecer esta minha dúvida, mas das pesquisas que fiz não encontrei nada de muito substancial.

O que a Organização Mundial de Saúde diz, no seu portal, é o seguinte:


"Children aged 5 years and under should not be required to wear masks. This is based on the safety and overall interest of the child and the capacity to appropriately use a mask with minimal assistance.

WHO and UNICEF advise that the decision to use masks for children aged 6-11 should be based on the following factors:

  1. Whether there is widespread transmission in the area where the child resides
  2. The ability of the child to safely and appropriately use a mask
  3. Access to masks, as well as laundering and replacement of masks in certain settings (such as schools and childcare services)
  4. Adequate adult supervision and instructions to the child on how to put on, take off and safely wear masks
  5. Potential impact of wearing a mask on learning and psychosocial development, in consultation with teachers, parents/caregivers and/or medical providers
  6. Specific settings and interactions the child has with other people who are at high risk of developing serious illness, such as the elderly and those with other underlying health conditions"

Ou seja, crianças muito novas não devem ser obrigadas a usar máscara por razões de segurança. Parece-me razoável... Consigo imaginar um bebé a mastigar uma máscara e a engasgar-se com ela, ou a tentar enforcar-se... eles são capazes de tudo ao que parece. Mas o limite de idade de 5 anos é certamente um pouco arbitrário. Mas aceitemos isso e passemos ao seguinte.

Para as crianças com idades entre os 6 e os 11 anos, os pontos 1, 3 e 6 apresentados em cima não são relevantes para a sua discriminação dos adultos, uma vez que esses pontos aplicam-se de igual modo aos adultos. Isto é, o uso só deve ser obrigatório se houver acesso a máscaras, se a situação o exigir, etc.

Os pontos 2, 4 e 5 podem resumir-se ao seguinte: capacidade da criança usar autonomamente uma máscara e o impacto da máscara na aprendizagem e desenvolvimento psicossocial.

Portanto é oficial: os adultos não confiam que as crianças com 6 e mais anos de idade sejam capazes de usar máscaras sem se colocarem em perigo, e acreditam que o uso das máscaras nas crianças pode causar-lhes problemas psicológicos e sociais.

Isto devia requerer de todos nós uma tremenda pausa para uma tremenda reflexão.

Na natureza, um filhote de chimpanzé já é suposto arranjar o seu próprio sustento pelos 5 anos de idade. Em contraste, imaginemos os progenitores de um humano de 5 anos de idade a deixá-lo sozinho durante cinco minutos numa mata... Provavelmente a criança iria divertir-se, mas os pais teriam de ser internados por histeria.

Se se admite que uma criança de 6 anos não é capaz de lidar com uma máscara por sua conta, que fará com um garfo, ou uma faca, ou um lençol, ou um saco plástico, ou uma bisnaga de creme para a barba, ou detergente da louça, ou uma tomada eléctrica, ou...?

Os pais que tratam os filhos como incapazes deviam eles próprios tratar-se da sua incapacidade. Porque abandonados a si próprios, eles autorrealizam a sua profecia: quando os filhos atingem os 10 anos de idade e ainda não sabem lidar com uma faca afiada ou uma tomada eléctrica os pais afirmam triunfantes "vês como é um coitadinho?".

Entretanto, noutros países deste planeta, a idade a partir da qual era obrigatório usar máscara era de 2 anos, mas passou recentemente para 6 por causa precisamente destas recomendações da OMS. Coitadinhas das criancinhas!... As que conseguirem sobreviver vão certamente ficar com traumas para toda a vida!

https://www.channelnewsasia.com/news/singapore/covid-19-children-masks-two-years-old-six-face-shields-13138088

https://babyandchild.ae/age-1-4/healthy-toddler/article/1679/children-and-face-masks-why-kids-might-need-to-wear-them-most-of-all

Sem comentários:

Enviar um comentário