terça-feira, 18 de maio de 2010

Freecycle



A Inês equipou a casa toda à borla!...

Já ouviram falar nos três erres: reduzir, reutilizar, reciclar? Os que se preocupam com o ambiente tendem a concentrar os esforços na reciclagem. Mas mais importante do que isso é reutilizar os produtos antes de os deitar fora. O "freecycle" permite precisamente isso. Poupa o nosso dinheiro e poupa o ambiente.

www.freecycle.org

3 comentários:

  1. Viva!

    Onde assino para aderir?

    se bem que é mais fácil obter resultados mesmo no UK...

    acho que me vou mudar :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Por cá as redes de freecycle ainda são pequenas, mas já mexem alguma coisa! O grupo de Lisboa, por exemplo, recebe diariamente entre dez a vinte mensagens de procura e oferta. Não se compara, a Inês em Bristol deve receber centenas de mensagens por dia. Mas o movimento está vivo, e pronto a crescer. Obviamente, quantos mais forem os que aderirem, mais dinâmica será a oferta...
    Mas parece-me a mim que nem é necessário aderir ao freecycle para entrar no jogo. Aliás, aderir ao freecycle (isto é, inscrever-se no site, e passar a receber emails) só por si não significa nada- e contra mim falo. É preciso sobretudo mudar de hábitos e de mentalidade- o mais dificil. Trocar o verbo "comprar" pelo "dar" e "receber". Sempre que seja preciso alguma coisa- por exemplo para casa-, comunicá-lo aos amigos e vizinhos (boca a boca, por mail, nas redes sociais- olhó feicebuque) antes de correr para a loja a comprá-lo, porque na verdade há sempre alguém que tem uma cama a mais, uma mesa, um aspirador... Importa saber esperar, e até reflectir se se precisa realmente daquela coisa. interessa sobretudo a atitude, porque em se querendo, em não tendo medo de usar o que já foi usado por outros, as coisas aparecem. Na verdade quem tem pouco sempre viveu assim. Importa também saber abrir mão do que já não se usa, ou perceber que certas coisas que pouca utilidade têm na nossa vida, podem fazer a diferença no dia-a-dia de outros, e reflectir sobre isso.

    ResponderEliminar
  3. eh pá... eu inscrevi-me há pouco e hoje é o primeiro dia em que dou uma olhadela na lista de ofertas de lisboa. tem lá uma iogurteira! alguém quer uma iogurteira?... eu só não quero porque decidi que com o calor que faz na minha varanda basta-me uma tigela!! :)

    ResponderEliminar