quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bolo inglês...

Nesta quadra natalícia, que dura sempre desde o natal passado até ao próximo, fica sempre bem um bolo inglês. Bom, esta receita vem da minha mãe, e certamente de alguém antes dela com uma qualquer ascendência britânica. As suas origens perdem-se no tempo, portanto. Toda a gente desse lado da minha família chama a isto "christmas cake". Se se fizer uma pesquisa na net por "christmas cake" encontra-se muita coisa diferente, incluindo coisas como a que mostro na foto em cima. Esse é muito aproximadamente o aspecto final que o bolo deve ter. Depois pode ser coberto com o que bem se entender. Eu gosto dele assim mesmo.

De qualquer modo, aquilo a que nós aqui chamamos bolo inglês tem este aspecto:
Para mim, este tipo de bolo inglês que se encontra amiúde à venda nas pastelarias é uma tremenda porcaria. Não só não tem nada a ver com o que aqui apresento, como sinceramente nem gosto muito dele. E para eu não gostar de comida é preciso que seja mesmo manhosa!...

Receita de bolo inglês

Ingredientes:

200 g de noz
200 g de laranja cristalizada
200 g de cereja cristalizada
200 g de amêndoa
200 g de sultanas

2 chávenas de água
2 chávenas de açúcar (ou menos)
1/2 chávena de manteiga
4 chávenas de farinha sem fermento
2 ovos
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de mixed spice*
2 colheres de sopa de brandy (ou mais)
uma pitada de sal

Método:

1

Numa panela ferver em lume brando durante 15 minutos os frutos secos e cristalizados com a água, o açúcar e a manteiga. De preferência deixar repousar durante um dia.

2

Bater os ovos, adicionar o brandy, adicionar a mistura anterior, adicionar os ingredientes secos peneirados (sal, fermento, farinha, mixed spice)

3

Levar ao forno numa forma só, para que o bolo fique alto, a 165ºC (150ºC se for com ventilação), e cozer durante 3 horas.

* Mixed spice:
80% pimenta da jamaica
20% noz moscada, cravinho, gengibre, canela
(tudo em pó)

Depois de já ter feito várias vezes este bolo com sucesso, a última tentativa não correu nada bem. Com um velho amigo lá para os lados de Braga e na altura do natal, nós conseguimos estragar os ingredientes todos. O que fizemos de errado? Bom, eu tive a brilhante ideia de fazer a equivalência "4 chávenas de farinha = 1 kg de farinha", quando na verdade se medirmos 4 chávenas de farinha e depois pesarmos vamos descobrir um peso mais perto de meio quilo! Além disso a massa do bolo foi dividida em duas formas e cozido em excesso. Enfim, ficou próximo de pedra. Eu ainda comi uma parte, mas... De qualquer forma, a tentativa de separação em duas formas não é recomendada, mesmo que se coza a menor temperatura e/ou menos tempo, uma vez que altera a consistência do bolo.

Este bolo é tradicionalmente feito com vários meses de antecedência sobre o natal. Há quem defenda que o sabor melhora à medida que envelhece. Para que isso possa acontecer é preciso armazená-lo convenientemente.

Armazenamento:
Embeber um pano de algodão fino (morim) em brandy e envolver o bolo. Envolver em folha de alumínio. Envolver em película aderente de forma a ficar estanque. Guardar em local frio e seco.

Deste modo o bolo aguenta bem mais de um ano. Se se quiser aumentar o período de armazenamento e aumentar o teor alcoólico do bolo pode-se injectar um pouco de brandy de vez em quando.

1 comentário: