terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O detector de tretas - complemento...

Aqui está um curto vídeo (como aparentemente todos os vídeos hoje em dia têm de ser se os seus autores querem ter alguma audiência) que explora uma questão que levantei no meu artigo sobre o detector de tretas e que é: como é que podemos saber as coisas que sabemos?...



Conforme afirmei, sejamos nós crentes ingénuos ou cientistas cépticos, aquilo que aceitamos como realidade é sempre uma questão de fé. Sempre.

Isso não quer dizer, contudo, que é indiferente para nós acreditarmos numa ou noutra versão distinta das coisas. Acredito eu! Há consequências sérias de acreditar em coisas que não se ajustam bem à realidade. Acredito eu!... E nunca poderemos saber se esta minha crença é verdadeira ou não, mas se continuarem a acreditar que o Passos Coelho é um porreiraço e voltarem a votar nele, eu aposto que continuarão a ter as dificuldades económicas que agora têm... É uma maneira de testar!

E testar é importantíssimo para construirmos um bom detector de tretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário