terça-feira, 20 de agosto de 2019

Poluição sofisticada...



Um estudo, publicado em 2 de Agosto de 2019 na revista "Environmental Research Letters" e conduzido por investigadores da Universidade da Carolina do Norte, conclui que as trotinetes eléctricas podem poluir ainda mais que os modos de transporte habituais.

De acordo com esse estudo,

"...existe o potencial para as trotinetes eléctricas aumentarem as emissões no ciclo de vida do produto relativamente aos modos de transporte que pretendem substituir. (...) Alegações sobre benefícios ambientais resultantes do seu uso devem ser recebidas com cepticismo, a menos que tempos de vida mais longos das trotinetes, reduzidos impactos na extracção de materiais e menores impactos na recolha e distribuição das trotinetes sejam atingidos."

Isto não quer dizer que as trotinetes eléctricas são uma má ideia. Também não quer dizer que não têm o potencial para serem melhores, a nível de impacto ambiental, que os modos de transporte habituais. No entanto, este estudo põe em evidência algo que é muito importante e que se aplica a muito mais do que as trotinetes eléctricas:

não podemos ser naifs ao ponto de acreditar que por uma coisa ser eléctrica é "boa" para o ambiente.

Estou a pensar sobretudo nessa onda da "economia verde", na onda dos carros eléctricos, na onda das energias renováveis e todas as coisas afins.



A construção, instalação, gestão, manutenção e finalmente remoção de uma turbina eólica tem um impacto ambiental muito elevado! E o mesmo pode e deve ser dito acerca de carros eléctricos e afins.

A lição a tirar daqui é, novamente, aquela lição à qual os seres humanos fazem questão de não ligar: de que não é possível ter o melhor dos dois mundos, isto é, continuar na senda de nos movermos mais, de comprarmos mais, de sermos mais, de fazermos tudo mais rápido... e ainda assim manter um planeta com uma ecologia minimamente estável.

Ou, dito ainda de outro modo, não há milagres!

Isso devia ser evidente para todos, mas parece que insistimos na estratégia da avestruz, e toda a onda (que já não é de agora) de "ciência e tecnologia", "novas tecnologias", "investigação e desenvolvimento", "inovação e empreendedorismo" só serve para agravar o problema. No fundo, é apenas mais capitalismo. E, conforme já devia ser conhecido, o capitalismo transforma todas as ameaças em oportunidades... Quando tudo parece horrível, o capitalista empreendedor e inovador faz uma festa!...

O capitalismo não pode ser limitado por barreiras. Neste sistema económico, todas as desgraças são novas formas de fazer dinheiro.



"We have a duty to change our way of thinking".

Sem comentários:

Enviar um comentário