quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Kidzania...


Panfleto disponível nos supermercados do tio Belmiro. Isto vai ficar mesmo sem comentário, à espera dos vossos. Suscita-vos algo?

4 comentários:

  1. Deve ser uma excelente oportunidade para as crianças não serem crianças! E nós que já achamos que passou a correr, imagina só se ainda tivéssemos passado o tempo a simular o horrível mundo de adultos!
    foleira o suficiente!? ;)
    RFSC

    ResponderEliminar
  2. Para as crianças deve ser o máximo, portarem-se como gente grande, começam cedo, que tal deixarem-nas ser o que elas realmente são: crianças?!
    Mas o que realmente assusta neste panfleto, além do facto de o tio Bel começar a treinar as meninas da caixa desde muito novinhas (com fardas e tudo), é a noção que já nos estão a impingir do "mundo seguro". Em que neste mundo, só estaremos realmente seguros quando nos chiparem a todos...
    Recomendo, se estiverem interessados, darem uma vista de olhos ao tema "culture of fear":

    http://en.wikipedia.org/wiki/Culture_of_fear

    Se tiverem oportunidade, encomendem pela amazon o livro do Furedi, é excelente:

    Culture of Fear: Risk taking and the morality of low expectation, Frank Furedi, ISBN 0-8264-7616-3)

    Ainda em relação ao panfleto e aplicando ao titulo do livro..."the morality of low expectation", gosto do modo como que o tio Bel ao começar a impingir aos mais novos a profissão de caixa de supermercado, contribui realmente para essa "política" da low expectation....não que eu tenha algo contra a profissão de caixa de supermercado, até porque todas as profissões são dignas e até dá jeito para fazer um dinheirito enquanto se está a estudar, mas andar anos a marrar para se tirar um curso, para depois o único emprego que se consegue arranjar ser o de caixa de supermercado....só vem mesmo á ideia: "the morality of low expectation"
    BM
    Grande abraço AL, para quando a partida de ténis? :-)

    ResponderEliminar
  3. eu sempre gostei de caixas...... poque não brincar ás caixinhas.....(ou era casinhas) ;)

    Espero que não hajam olheiros nos RH do tio Bel....

    ResponderEliminar
  4. Bora às compras?
    Se bem que o objectivo deste local seja fazer dinheiro, em particular no "dia da Criança", como citado, e que exitará algum condicionamento da percepção do mundo, o facto é que se as crianças aprendessem que no futuro iriam ter de ser responsáveis, talvez fosse uma boa contribuição.
    Temos de ver os contras e os prós (mesmo que ligeiros) :P

    ResponderEliminar